domingo, 10 de abril de 2011

Orientação para a dinâmica

  1. Cada semana será comentada uma lei da qualidade de vida;
  2. Estimulamos os seguidores desse blog a ler e, se tiverem tempo, até a estudar previamente o caítulo contendo a lei da qualidade de vida que será postada diáriamente;
  3. Os participantes devem diariamente ler os parágrafos. 
  4. Após a leitura do capítulo da semana será aberto a todos os membros comentários. Essa é uma fase mais importante. Cada membro deve: a) - emitir opinião, b) - expor as experiências, c) - contar dificuldades. Nunca devemos nos esquecer deste princípio do PAIQ: "os frágeis escondem suas falhas, enquanto que os fortes a reconhecem." Exemplo: Eu preciso melhorar nessa área. Eu tenho essa dificuldade. os membros que não quiserem comentar não são obrigados a fazê-lo. O respeito é fundamental. Todavia, quem se cala pode prejudicar sua qualidade de vida. Por tanto, se sentir a vontade, use pseudônimo. 
  5. Deve haver respeito entre os membros. Se um membro tiver uma experiência que considera comprometedora e preferir se silenciar, deve ser encorajado a procurar um profissional de psicologia para contá-la. Não se esqueça de que os eventos do PAIQ funcionam não apenas como uma escola de qualidade de vida e de pensadores, mas como ambiente onde se promove a socioterapia ou uma terapia social. Quando há um clima de respeito e compreensão, falar das experiências que nos machucam nos alivia, gratifica e nos dá ferramentas para superação. 
  6. Nessa fase, cada membro deve rezumir no máximo o seu comentário de forma clara. 
  7. A participação de todos sempre será de fundamental importância. 
  8. Aprender a ouvir e a ler é tão ou mais importante do que falar. Os membros não devem esperar grande eloquência dos participantes. À vezes, podemos extrair ouro das mais simples experiências. 
  9. No final de cada capítulo há dois painéis.  O Primeiro Painel refere-se a pontos que sugerimos para comentários toda Sexta-Feira. Esse painel deve ser lido atentamente pelos participantes. Ele funciona apenas como um roteiro para estimular os comentários de idéias e a troca de experiências.   Já o Segundo Painel refere-se a como praticar a lei da qualidade de vida. Existem exercícios práticos que todos os participantes devem tentar fazer durante a semana que sucede os estudos. 
  10. As lições dos capítulos serão postadas diáriamente e os comentários (estudos) serão realizados toda sexta-feira a partir das 18h com duração de uma hora.
Sejam bem vindos !


Próximas páginas importantes:

Os Dez Princípios Filosóficos do PA


Nenhum comentário:

Postar um comentário