NASCE UMA NOVA DISCIPLINA

     Além de estimularmos a prática deste programa em grupos, encorajamos aos dirigentes das escolas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitário (incluindo pós-graduação) a adotar este livro e incluir o Programa da Academia de Inteligência de Qualidade de Vida (PAIQ) como uma nova disciplina em sua grade curricular.

     Gostaríamos de que em cada escola pública e particular houvesse um professor, independente de sua especialidade, que tivesse as características de um coordenador do programa e que estudasse o livro e dividisse cada capítulo em duas aulas:
  1. Primeira Aula: Exposição da Lei da Qualidade de Vida. 
  2. Segunda Aula: Exposição da Psicologia do Mestre dos mestres da Qualidade de Vida.
     O professor deve comentar, reiteradas vezes, que a aula sobre o Mestre dos mestres da qualidade de vida trata-se de uma aula de Psicologia Aplicada e não de uma religião. Ela também não é uma aula específica para cristãos, mas para todo ser humano, de qualquer crença, inclusive para os alunos que se dizem ateus, pois se refere a um estudo científico da personalidade de Jesus: como viveu cada lei da qualidade de vida, como trabalhou-as em seus alunos gerando pensadores. O professor além de usar sua cultura, encontrará um farto material para complementar suas aulas na Coleção "Análise da Inteligência de Cristo".

     Apos uma exposição de 30 minutos, o professor deverá abrir um espaço para um debate e para troca de experiências entre os alunos. Recomendamos que o Painel I seja usado como roteiro, bem como as cinco orientações das dinâmicas de grupo já comentadas. O Painel II deverá ser usado como tarefa de casa.

    Essa nova disciplina não exclui a possibilidade de os jovens participarem do programa  em outros grupos, dentro da escola, no formato já abordado, pois os temas são complexos e inesgotáveis. Assim como a Teoria da Inteligência Multifocal está começando a fazer parte da grade curricular das universidades, cremos que o PAIQ poderá se tornar uma disciplina e fundamental valor diante da crise mundial da educação. Jamais podemos nos esquecer de que quanto pior for a qualidade da educação, mais importante será o papel da psiquiatria e psicologia clínica no terceiro milênio.

     Como o leitor percebeu, este material inclui todos os grandes temas da educação transversal: educação para a paz, para o consumo, para a saúde, para o exercício dos direitos humanos, para a prática da cidadania.

     Essa nova disciplina seria dividida em 24 aulas, podendo haver adaptação para ministrá-la em um número menor. é um tempo muito pequeno para ganhos tão grandes! Os Alunos teriam acesso a um excelente conhecimento que contribuirá para prevenir depressão, suicídio, farmacodependência, ansiedade, estresse, fobias, timidez, violência.

     Além disso, o Estudo sistemático desse programa contribuiria para formar jovens solidários, tolerantes, sociáveis, afetivos, criativos, sábios, pensadores, empreendedores, líderes. Pense no salto de qualidade de vida que nossos filhos e alunos teriam.

     Cremos que esse programa cumpre o sonho de Moisés, Maomé, Confúcio, Agostinho, Platão, Piaget, Freud, Paulo Freire, Einstein, enfm, dos grandes pensadores: formar seres humanos livres.

Comentários são bem vindos!

Um comentário:

  1. Adquiri o livro Doze semanas para mudar uma vida, estou lendo com bastante interesse e recomendo aos meus familiares e vizinhos este maravilhoso livro muito obrigada, Um abraço

    ResponderExcluir