segunda-feira, 2 de maio de 2011

2 - A arte da contemplação do belo está morrendo

    Vivemos em uma sociedade ansiosa e consumista. As crianças e os adolescentes raramente desfrutam por muito tempo seus brinquedos, roupas e objetos. As experiências deles são rápidas e fugazes. Nãoé a qualidade do que consomem que produz o prazer, mas a qualidade, o fast food emocional. Tudo é pronto. Não exige contemplação, desafio, descoberta.
   
    Poucos psiquiatras percebem mas as sociedades modernas cometeram uma das maiores atrocidades contra os jovens. Editaram a vida rapidamente. Destruiram a arte da contemplação do belo. A consqÜência? Drogas, violência, depressão, suicídio, ansiedade. E o retorno não é fácil. Pois contemplar o belo é uma conquista, um treinamento contínuo da sensibilidade.

    Tenho procurado educar a sensibilidade das minhas tres filhas. Digo-lhes que há o belo escondido em cada coisa, exceto nas violências humanas. Tenho mostrado que, mesmo nas coisas que raramente alguém valoriza, como uma parede rachada ou um muro trincado, há uma beleza escondida que só os mais sensíveis captam.

    Certa vez, minha filha mais velha me perguntou: - "Papai, como pode haver beleza num muro trincado?" E eu disse-lhe: - "Enxergue algo além da imagem. Pergunte quem fez esse muro, quais eram sesus sonhos. o que ele conversou ou pensou enquanto o construía. Como ele está agora? O que está sentindo?" Disse que as rachaduras do muro falavam palavras inaudíveis. Contavam uma rica história.

    Muitos pensam que contemplam o belo, mas na realidade apenas admiram o belo em alguns momentos. Essa arte é mais do que admiração superficial, é respirar o belo, sentir seu sabor mais profundo. Contemplar o belo é um bálsamo para o prazer de viver.

    Quem despreza a lei da psicologia, mesmo sendo um exímio psiquiatra ou psicólogo, não terá qualidade de  vida, não verá dias felizes. Terá uma emoção instável, insatisfeita, flutuante, irritdiça.

     Esse tópico me fez  lembrar a interpretação do ator Robin Wilian em Patch Adams, como ter sensibilidade somente através do amor. Há uma cena bem interessante do filme em que um médico psiquiatra internado que faz o protagonista do filme ver além.  Assista o vídeo e tente compreender.




Nenhum comentário:

Postar um comentário