terça-feira, 10 de maio de 2011

2 - A sufocante rotina

    Cada vez mais vivemos numa rotina sufocante. Levantamos da mesma maneira, reclamamos dos mesmos problemas, cumprimentamos as pessoas da mesma forma, corrigimos os filhos, alunos e colegas de trabalho com os mesmos jargões, andamos pela mesma rua, possímos os mesmos desejos. Enfim, dançamos a valsa da vida com as duas pernas engessadas.

    Muitos querem riscar do mapa o domingo à tarde. Você quer riscá-lo? No domingo à tarde aumenta o índice de rotina gerando uma ansiedade desconfortável. Alguns tiram férias. Uma semana depois não se agüentam. A rotina engessa e massacra seu prazer. Não sabem se aquietar, relaxar, criar, romper sua agenda.

    A indústria do lazer, TV, cinema, Internet, moda, tenta de mil formas romper a entediante vida socia, mas cada vez mais o ser humano moderno está mais ansioso e entristecido. Vivemos em sociedades democráticas, e, portanto, livres, mas muitos estão no cárcere da emoção

    O Canadá, é um dos países de melhor qualidade de vida do mundo. Porém, essa qualidade de vida é material e não emocional. As leis fundamentais da psicologia para se ter a qualidade de vida propostas neste programa tem  sido, como em todas as demais sociedades, desrespeitadas.

    A classe média canadense sonha em ter uma casa própria e um bom carro. E concretiza esse sonho! Mas falta sentido existencial, alegria, prelúdio. Falta criatividade, troca de experiência, encanto pela vida. A rotina enfadonha tem levado inúmeras pessoas a ter depressão e ansiedade. Muitas se isolam dentro das suas casas e, o que é pior, dentro de si mesmas.
    O Canadá é uma nação invejável no que tange ao respeito dos direitos humanos, mas esse povo fascinante não constitui uma nação invejável no diálogo interpessoal, na arte da contemplação do belo, na capacidade de navegar nas águas da emoção. Imagine como não está a qualidade de vida de outras socidades.
O vídeo abaixo é para refletir sobre nossa qualidade de vida na rotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário