segunda-feira, 11 de abril de 2011

3 - Todos somos artistas no teatro da vida

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre isso, mas se apaixonar pela vida e pela espécie humana são condições fundamentais para se ter alta qualidade de vida e sabedoria. 

Por favor, lembre-se sempre disto:
  1. A vida que pulsa dentro de nós, independente de nossos erros, acertos, status e cultura é uma jóia única no teatro da existência;
  2. Cada ser humano é um mundo a ser explorado, uma história a ser compreendida, um solo a ser cultivado.
E uma atitude irracional valorizarmos alguns artistas de Holluwood, políticos e intelectuais e não valorizarmos na mesma estatura nossa indecifrável capacidade de pensar. Afinal de contas, todos somos grandes artistas no anfiteatro da nossa mente. 
Que espécie é essa em que alguns são supervalorizados e a maioria é relegada ao rol dos anônomios: 
Isso é uma mutilação da inteligência. Muitos podem não ter fama e status social, mas para a ciência todos somos igualmente complexos e dignos. 

A Rainha da Inglaterra nunca teve mais valor nem mais complexidade intelectual do que um miserável das ruas de Londres. Einstein e Freud não tiveram mais segredos psíquicos do que um  faminto do terceiro mundo. Essa é uma verdade cientifica. 

Quando você lê sua memória em milésimos de segundos de opções em seu inconsciente para construir uma única idéia,, você está sendo um grande artista. Você cré nisso?

Supervalorizar uma minoria de intelectuais, artistas, políticos, empresários pode ser tão traumático quanto discriminar. Respeitar e tomar algumas pessoas como modelo é saudável, mas supervalorizá-las bloqueia nossa inteligência e capacidade de decidir.  Hitler foi supervalorizado. As consequências foram trágicas.
A primeira grande lei da qualidade de vida do programa PAIQ é: ser autor da sua história. Para ser autor da sua história, é necessário primeiramente enxergar a grandeza da vida e nunca se dminuir, se inferiorizar ou ter pena de si mesmo.

E segundo lugar, deve ter consciência de que na essência psíquica somos iguais e nas diferenças nos respeitamos

Em terceiro lugar, deve aprender a resgatar a liderança do eu para ser líder de si mesmo.

Nenhum comentário: