quinta-feira, 12 de maio de 2011

CONSEQUÊNCIAS

    O fenômeno RAM é o fenômeno que imprime na memória todas as imagens, pensamentos e emoções que passam no palco de nossa mente. O registro em nossa memória é automático.

    Certa vez, um api estava profundamente decepcionado com o comportamento do filho. Ele dormia de madrugada, não o respeitava e não se importava com seu sofrimento. O pai brigava, dava broncas, criticava, mas o filho não reagia. Eram dois inimigos vivendo na mesma casa. A família era um inferno. Chorando, sem voz para falar e achando que seu filho era um caso sem esperanaça, resolveu mudar completamente de atitude. Libertou sua criatividade.

    Começou a surpreendê-lo, a dizer que o amava e a pedir desculpas quando se exaltava. Ao longo dos meses, o fenômeno RAM foi registrando a imagem desse pai de maneira espetacular.
Assim, ele construiu vínculos que anos de agressividade o tinham impedido de criar. O comportamento do pai começou a fazer eco em seu interior. O filho deu uma guinada na vida. Tornou-se responsável, afetivo e esociável.

    Se os pais não surpreederem seus filhos, não os valorizarem, não conhecerem seus sonhos, não os valorizarem, não conhecerem seus solhos, não os encorajarem nas suas falhas, não disserem que acreditam neles apesar dos seus erros, certamente não desenharão uma imagem excelente nos solos da memória deles.

    O fenômeno RAM não produzirá um quadro de pintura inconsciente que alicerçará uma rica relação entre pais e filhos. Eles crescerão órfãos de pais vivos. Estes não serão modelos capazes de influenciá-los solidamente.

    Um professor que não surpreende seus alunos, que não lhes conta histórias, que não lhes toca o sentimento poderá ter exímio conhecimento e brilhante eloqüência, mas não brilhará nos solos da personalidade deles. Poderá ser transmissor de informações, mas não será um mestre da vida.

    Um excecutivo que não surpreende seus funcionários, que não os enaltece, que não os motiva, que não os envolve nem explora o pontencial deles, não será um grande líder. Poderá saber lidar com números, mas não com pessoas. Poderá cobrar resultados, mas não colherá criatividade.

    Quem, desde a sua infância, não liberta sua criatividade e faz coisas fora da agenda cria mecanismos viciados de transformação da energia psíquica. Pode desenvolver idéias fixas e às vezes, comportamentos repetitivos. Em outras palavras, adquiroe o TOC (transtorno obsessivo-compulsivo).
    O TOC é chamado popularmente de mania. Alguns têm mania de arrumação, nada pode estar fora do lugar. Outros têm mania de horário, de limpeza, de lavar as mãos, de tomar vários banhos diários. Há outras obsessões. Verificar se há um ladrão debaixo da cama. Apertar a pasta de dente só do final para o começo.

    Há pessoas inteligentes, mas que sofrem de obsessão por doenças. Estão ótimos de saúde, mas vivem perturbando-se com doenças que eles criam na sua imaginação. O TOC é uma doença que tem de ser tratada, pois provoca intensa ansiedade. Quando abordar outras leis da qualidade de vida, como gerenciar os pensamentos e emoções, essas pessoas poderão se tornar autoras da sua história.

    Cuidado! O sistema social pode nos entorpecer tanto quanto as drogas químicas. Pode controlar nossa maneira de ser, agir e de ver a vida. Não seja uma pessoa excessivamente previsível. Surpreenda a si aos outros. supere a sua rotina. Treine diariamente libertar sua criatividade.

Se não, você pode surtar como nesse vídeo



Nenhum comentário:

Postar um comentário